Desperta seu sorriso saudável

hábitos-saudáveis

Hábitos saudáveis no seu dia a dia

O Brasil passa por um momento positivo no que diz respeito à prática de atividades físicas. Seja pela questão estética, seja pelo cuidado com a saúde. Uma preocupação dos especialistas é para a não realização dessas atividades sem acompanhamento médico. Isso, inclusive, é difundido pelas grandes mídias de massa e pelas redes sociais. Mas você sabia que o acompanhamento de um dentista pode qualificar seu rendimento nos treinos, tanto nos níveis de amadorismo, quanto nos níveis de competição?

Um novo momento

O Conselho Federal de Odontologia, em 2015, reconheceu a especialidade da Odontologia do Esporte, ou Odontologia Desportiva. A prática foi uma resposta ao novo momento desportivo que atingiu a sociedade brasileira. Os profissionais desta área terão como objetivo principal a melhoria e manutenção dos bons rendimentos, por meio do tratamento da saúde oral. Mas não foi por acaso que esses especialistas foram reconhecidos. Mesmo antes, pesquisas realizadas conjuntamente com profissionais de Educação Física identificaram que distúrbios na saúde bucal podem reduzir em até 22% o rendimento dos atletas. Durante as práticas esportivas também há a propensão de traumas. Ciclismo, artes marciais, além de outras práticas esportivas, principalmente as que mais contam com contato físico.

Impacto direto no rendimento

Se você pensa que a odontologia cuida apenas do dente, está enganado. Ela é a ciência que cuida da manutenção de todo o sistema estomatognático, complexo que envolve a face, pescoço cavidade bucal, músculos, articulações, ossos, deglutição, mastigação, respiração, postura, posição dos maxilares e dos dentes. Sendo o corpo um sistema complexo, se alguma dessas partes falharem ou apresentar distúrbios, o desempenho fatalmente cairá. Por exemplo, uma respiração feita pela boca pode diminuir em 21%o rendimento físico do atleta se comparado com aqueles que respiram pelo nariz.

Visite um profissinal Ortoclin

É preciso entender que a saúde bucal está vinculada à sua saúde geral. O corpo saudável, também inclui uma boca saudável. Seu corpo precisa estar em equilíbrio. Por isso, visite um profissional e mantenha seu sorriso clin.


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.