Desperta seu sorriso saudável

dentes siso

Dentes siso são feitos pra arrancar. Será? A Clin te explica!

Ué, cadê meus dentes siso que não nascem? Calma! Você não é um extraterrestre, nem está sofrendo mutações genéticas. Quer dizer, até pode estar rolando alguma mutação genética sim, pois estamos em constante evolução e, de fato, muita gente tem nascido sem os terceiros molares, mais popularmente chamados de dentes siso. Mas calma. Não precisa fugir pras montanhas.

Tá tudo dominado, quer ver?

O assunto é meio polêmico. “ Na odontologia, de maneira geral, a gente acha que como, hoje em dia, as pessoas não precisam tanto assim dos terceiros molares, alguns indivíduos já nascem sem eles. É como se, com o passar dos anos e a evolução natural da espécie, o corpo reconhecesse esse desuso e mandasse a informação de que as futuras gerações não mais teriam que ter esses dentes. Mas há dentistas que não concordam muito com essa explicação, visto que o apêndice, por exemplo, é um órgão que hoje não se vê muita utilidade, muitas pessoas até retiram, mesmo assim a gente continua nascendo com apêndice, né?” explica Dra. Talita Costa, coordenadora do nosso time de dentistas Clin.

De onde surgiu a teoria por trás dos dentes siso?

Dra. Talita também esclareceu que essa teoria da não necessidade de ter os dentes siso, teria vindo do fato dos seres humanos na antiguidade se alimentarem com muitos alimentos crus, duros, difíceis de mastigar. Então uma arcada mais completa, digamos assim, ajudaria nesse processo de trituração desses alimentos. Por isso, hoje em dia, com a total mudança nos tipos de alimentos que a gente costuma ingerir, essa necessidade de ter os terceiros molares passou a não fazer mais sentido.

Existe um consenso sobre o tema?

Bem, a gente ainda não tem um consenso sobre esse tema. O fato é que sim, algumas pessoas não vão ter esses dentes, também chamados de dentes do juízo, nascendo na sua boca. Mas não precisar ter medo de ser considerada um desajuizada(o) por isso, tá? Esses nomes foram inventados pelos nossos avós porque sabe como é avó, né? Tem explicação pra tudo.

Assim como tem gente nascendo sem os dentes siso, tem quem sofra com a existência dos quatro e precise retirá-los. “Nesse caso, é importante lembrar também, que nem todo mundo vai precisar tirar esses quatro últimos moradores da nossa boca. Há quem não tenha problema algum com eles e viva tranquilamente com a arcada completa. Mas em alguns casos, eles não se desenvolvem como deveriam e acabam mesmo trazendo desconforto e mexendo esteticamente com o sorriso do paciente. Daí a gente recomenda extrair mesmo”, esclarece Dra. Talita.

Afinal, os dentes siso precisam ser arrancados?

A impressão que a gente tem é que esses danados desses dentes já nascem pré-destinados a serem arrancados, né? Porque é tanta gente dizendo “vou ter que arrancar meus sisos” que os estranhos parecem ser as pessoas que tem esses quatro dentes na boca. Mas não tem nada disso. “Isso tudo faz parte do imaginário popular. Os sisos sempre foram mesmo um assunto recorrente. Algumas pessoas até chegam no consultório, pra consulta de rotina, e já perguntam quando vão ter que arrancar os terceiros molares. Como se fosse algo automático: nasceu, arranca. Mas não tem nada disso. Cada pessoa tem uma característica e a gente precisa examinar pra ver se há, ou não, essa necessidade de extração”.

Olhaí, tá vendo? Dra. Talita acalmando você e todo mundo. Pois ela ainda explica que do mesmo jeito que ter os sisos e precisar arrancar, ou não, há os casos que esses dentes não nascem e tudo bem também. Tudo vai depender do exame que seu dentista vai fazer. Na dúvida, não deixe passar aquela consulta de rotina. Só um especialista pode esclarecer e orientar sobre a saúde do seu sorriso. E a gente tá cansando de saber que saúde começa pela boca, né?

A Clin cuida de você

Aqui na Clin cuidamos muito mais que apenas dos seus dentes. Cuidamos de você por inteiro. Somos uma Health Tech dedicada a sua saúde, autoestima e bem-estar. Temos uma equipe de Dentistas, Médicos e Psicólogos, on-line 24 horas, no seu ClinApp pra te ajudar no que for preciso. Não importa se sua dor é no dente ou na alma. Acesse o ClinApp e clique em Doutor Clin, na especialidade que você precisa. Não tenha dúvida que sua necessidade vai ser atendida e no fim vamos sorrir todo mundo junto. Com ou sem siso. Mas completamente felizes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.