Desperta seu sorriso saudável

O bruxismo em crianças

Bruxismo Infantil: Fique atento aos sinais da doença

Sabe aquele velho hábito de ranger ou bater os dentes durante o sono e até mesmo quando estamos bem estressados? Isso tem nome: bruxismo. É bem provável que você já tenha ouvido falar sobre esse comportamento, ou você mesmo sofra com isso, mas o que talvez possa ser novidade é o fato de que as crianças também podem desenvolver o Bruxismo Infantil. E isso é mais comum do que você imagina, sabia? 

Por que se preocupar com o Bruxismo Infantil?

Bruxismo infantil merece toda a nossa atenção. Pois se a gente deixar pra lá, pode comprometer toda a dentição dos pequenos e  ninguém quer isso, né verdade?

De maneira geral, os especialistas consideram que ranger os dentes até os seis anos de idade é comum, já que esse é um período de acomodação da arcada dentária na boca da criança. Mesmo assim eles alertam para a necessidade de uma observação mais apurada desse hábito.

Inicialmente parece inofensivo, mas isso pode acabar trazendo dor de cabeça pra criança e pros adultos responsáveis por ela. 

O que fazer caso a criança apresente sinais da doença?

Ao menor sinal do ranger de dentes, seu filhote já deve ser levado ao dentista Clin para ser avaliado. Afinal, só um especialista pode te dizer se esse hábito está sendo, ou não, prejudicial à saúde bucal dos pequenos.

Além de que o Bruxismo, adulto e infantil, também está ligado a causas emocionais, sabia? Assim como nós, adultos, as crianças também têm ansiedade e stress. Às vezes são situações na escola, em casa, entre os amigos, na natação, na rua etc.

Tudo que pode afetar a saúde física e mental de um adulto, pode comprometer da mesma forma o desenvolvimento infantil. Por isso é fundamental buscar um profissional capacitado pra fechar esse diagnóstico. 

Além dos motivos emocionais, o bruxismo infantil pode surgir por problemas físicos também: 

– Má oclusão ou mordida desalinhada (que pode ser provocada pelo uso excessivo de chupeta ou mamadeira);
– Problemas de respiração como asma ou rinite;
– Deficiências nutricionais;
– Fatores hereditários.

Mas calma, não precisa sair aqui do blog em pânico, achando que o mundo vai se acabar porque você já percebeu que teu filhote anda rangendo os dentinhos, tá? A doença tem tratamento!

Qual é o tratamento indicado para o Bruxismo Infantil?

Um dos tratamentos do Bruxismo infantil é com o uso de uma plaquinha de silicone. Ela minimiza o atrito entre os dentes superiores e inferiores. Agora, se o problema tiver qualquer relação com o alinhamento dos dentes ou com a estrutura da boca da criança, a colocação de um aparelho ortodôntico pode ser o ideal.

Tem também boas formas de prevenir ou minimizar o Bruxismo em crianças, como incentivar a mastigação, por exemplo. Já os gatilhos emocionais que acabam provocando a prática de ranger os dentes, devem ser observados e relatados a um psicólogo.

Nesse caso, seria um tratamento casado entre dentistas e psicólogos. E como você sabe, a gente tem ambos no nosso ClinApp, online 24 horas, além de médicos. Então, assim que acabar de ler esse texto você já pode clicar em Doutor Clin e bater um papo com nosso time de profissionais de saúde que estão prontinho pra ajudar você, seu filho (a) e a família toda. Tudo ali na palma da mão, ao alcance de um ou dois cliques.

Portanto, não deixe de cuidar de você nem de quem você mais ama. E conte com a gente pra isso. Sempre.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.