Desperta seu sorriso saudável

odontopediatra

Seu bebê deve visitar com frequência um odontopediatra

Ao sinal do primeiro dente, não perca tempo! Já é a hora de marcar a primeira consulta com um odontopediatra. E, depois desse primeiro encontro, as visitas devem ser repetidas a cada seis meses, assim como é importante para todos os adultos. Mas você pode afirmar: Ora, os dentes de leite são substituídos naturalmente, então, não devo ser tão rígido no cuidado. Ledo engano, desde o dente de leite, por exemplo, que uma cárie não tratada pode fazer com que o dente permanente cresça com deformação ou mancha. E você não vai querer prejudicar o sorriso clin do seu filho, não é mesmo? Portanto, não perca tempo, ao sinal do primeiro dente, agende uma consulta com um especialista Ortoclin. Nunca esqueça, quando se fala de saúde bucal, o primeiro passo é a prevenção.

O primeiro dentinho

Não existe uma fórmula estabelecida para o surgimento do primeiro dente. Geralmente, vai surgir nos seis meses de vida. Alguns casos podem acontecer antes. O limite para o aparecimento é, em média, um ano e meio. Caso demore mais do que esse período, uma visita ao especialista pode descobrir se existe alguma coisa errada. Nesse primeiro momento, nascerão 20 dentes, sendo dez em cima e dez embaixo. Começarão a cair por volta dos seis anos, mas também não existe uma data fixa estabelecida. O ideal é que os dentes caiam sozinhos ou que a própria criança o remova, desde que com o acompanhamento de um adulto. E, claro, paralelo a tudo isso, a visita periódica ao odontopediatra.

Curiosidade

Existe um fenômeno chamado de “dente natal”. São os casos em que as crianças já nascem com um dente. Mas acontecem, em média, em um a cada dois mil nascimentos. Há também os casos do “dente neonatal”, que surge no primeiro mês. Contudo, apenas uma radiografia vai identificar se esse dente faz parte dos 20 dentes de leite que vão nascer ou se é um caso extra. Para esse último caso, o aconselhável é a remoção. 

Existem sintomas do nascimento de dentes?

Há uma lenda de que o surgimento dos dentes causa baba, coceira, diarreia ou febre. Na verdade, não existe nada comprovado. O que acontece é que nessa idade as crianças tendem a levar tudo à boca. Além disso, é o momento em que as glândulas responsáveis pela saliva estão em desenvolvimento. Por isso os sintomas aparecem. No caso das coceiras causadas pelo dente que vai aparecer, você pode utilizar os mordedores, principalmente, os que ficam na geladeira. Além disso, um especialista pode indicar algum medicamento para amenizar os casos mais incômodos.

Quando começar a higiene bucal?

Após cada alimentação, enquanto o bebê tiver apenas os dentes superiores e inferiores da frente, chamados de incisivos, é preciso passar fralda de algodão ou gaze seca ou umedecida em água filtrada. Assim que nascerem os molares – os dentes do fundo, é fundamental a introdução da escova de acordo com a indicação da idade. O uso do creme dental deve ser iniciado nessa fase. Mas, nesse caso, um especialista vai avaliar o material ideal, bem como se deve ou não conter flúor.


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.