Desperta seu sorriso saudável

Odontologia preventiva e tecnologia: juntas em prol do bem-estar

Odontologia preventiva e tecnologia: juntas em prol do bem-estar

Muitas pessoas ainda têm o costume de consultar um especialista apenas quando se deparam com um problema. E quando o assunto é odontologia, especificamente, esse comportamento é um importante desafio a ser vencido. Analisando a frequência de consultas, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) divulgada em 2015, cerca de 55,6% dos brasileiros não se consultam com um dentista anualmente. Mas com os avanços tecnológicos e hábitos cada vez mais digitais da população, fica mais fácil evitar as consequências desse tipo de comportamento. Principalmente aliando isso à odontologia preventiva.

Entendendo a odontologia preventiva

A odontologia, tal como a medicina, trabalha com quatro focos de atuação principais. O primeiro deles é o esforço feito para evitar que as doenças e problemas de saúde atinjam as pessoas. Pra isso, incluir no dia a dia o hábito de cuidar da saúde bucal é de extrema importância para a prevenção. Esses cuidados podem ser dos mais básicos, como a escovação adequada, o uso de fio dental, melhorias na alimentação e, principalmente, a visita rotineira a um dentista para orientações e check ups

E onde entra a tecnologia nisso tudo?

Como podemos ver, a odontologia preventiva não é nenhuma novidade, e sim um elemento primordial no cuidado com os pacientes. Essa vertente odontológica, porém, tem feito grandes avanços com ajuda de inovações digitais.

A tecnologia pode ajudar em diferentes aspectos e etapas desse processo. Ela pode ser útil, por exemplo,  no aprofundamento de dados sobre o paciente. A partir do conhecimento detalhado das características clínicas e bucais de cada um, é possível promover a melhor experiência em serviços odontológicos. Sempre de maneira mais personalizada e efetiva. Além do mais, permite a elaboração um plano de tratamento preventivo específico para cada pessoa, de acordo com suas característica pessoais. 

Além disso, os wearables e apps são úteis para guiar pacientes na melhoria dos cuidados com a saúde bucal. Através de notificações, alertas e conteúdo informativo direcionado para conscientizar os usuários, a prevenção pode ser trabalhada para garantir um sorriso saudável.

Como a Clin incentiva a prevenção 

Na Clin, acreditamos no uso da tecnologia focada sobretudo no bem-estar das pessoas. Por isso buscamos sempre promover saúde como um todo, e não apenas gerir doenças. No nosso ClinApp, incentivamos a prevenção promovendo a oportunidade dos nossos clientes terem um acompanhamento detalhado do seu histórico odontológico. Por exemplo, é possível verificar a última ida ao dentista e quando é recomendado retornar ou quais tratamentos já realizou. 

A função do Doutor Clin também é um auxílio extra para a prevenção. Por lá os clientes podem conversar com um dentista de verdade, disponível 24 horas para tirar dúvidas e ajudar com orientações para melhorar a saúde bucal.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.