Desperta seu sorriso saudável

Você sabe o que é uma health tech e como esse tipo de empresa vem revolucionando a saúde?

Você sabe o que é uma health tech?

Depois do sucesso das fintechs, que utilizam a tecnologia para oferecer serviços financeiros inovadores e otimizados e foram destaque nos últimos anos, uma nova tendência está se firmando. As empresas que se definem como health tech têm se mostrado promissoras e podem ser as próximas queridinhas do mercado, principalmente em território nacional.

Segundo pesquisa Global Startup Ecosystem Report, de 2019, o Brasil é o maior mercado de saúde da América Latina e o 7º maior do mundo. E, de acordo com dados do Startupbase, há 353 startups de health tech no país atualmente.

Mas, afinal, você sabe do que se tratam essas tão faladas health techs?

O que é uma health tech

A WHO (World Health Organization) define o termo como a aplicação da tecnologia nos mais diferentes campos saúde. As Health Techs são empresas que têm surgido com a proposta de serviços cada vez mais digitais e práticos. Para isso, buscam aplicar novas tecnologias pra promover serviços de saúde mais rápidos, acessíveis e personalizados para cada paciente.

Esses negócios podem ser divididos em três blocos principais de atuação, sendo eles: prevenção, diagnóstico e tratamento. Eles podem atuar em diversos mercados. Entre eles: educação da saúde, relacionamento com os pacientes, gestão, farmacêutica, medtech, telemedicina e wearables (que são as tecnologias “vestíveis”).

Que novidades uma health tech pode trazer pra ajudar?

Em alguns países, já estão sendo colocados em prática testes com impressoras 3D para fazer próteses e órgãos para transplante. Esse tipo de aplicação da tecnologia traz dois benefícios que já citamos aqui: personalização e agilidade nas filas de espera para esses procedimentos.

Um exemplo mais prático e realista de como as health techs tem facilitado os cuidados com a saúde é a criação de aplicativos para smartphones e tablets, que podem ajudar com  monitoramento da própria saúde do usuário. Essa ajuda pode vir de várias formas, como no envio detalhes sobre batimentos cardíacos, fornecimento online de informações sobre exames ou alertas sobre a necessidade de agendar novas consultas, como acontece no nosso ClinApp.

Para os clientes do nosso plano odonto digital, é possível manter um controle das últimas consultas feitas a um dentista. Você pode ainda receber alertas de quando deve ser marcada uma nova consulta, nem que seja para aquele check-up periódico.

Por lá você ainda recebe dicas seguras de remédios ou paliativos enquanto procura um dentista pra analisar aquele incômodo. E você, o que espera ver no futuro pra facilitar os cuidados com a sua saúde?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.