Desperta seu sorriso saudável

Empreendedorismo social: entenda o que é e como funciona

Empreendedorismo social: entenda o que é e como funciona

Você já ouviu falar em empreendedorismo social? O termo é usado para se referir a novos negócios ou à implementação de mudanças em empresas já existentes, com o objetivo de impactar a sociedade de maneira positiva. Por essa razão, é comum se referir à iniciativa também como “negócios de impacto”. Isto é, que visam a melhoria de alguma questão específica na sociedade. 

Vale destacar que essas medidas podem ser, simultaneamente, lucrativas e com foco social, e não necessariamente apenas sociais. Mundialmente, estima-se que esse mercado movimente cerca de US$ 60 milhões por ano. No Brasil, o conceito é relativamente novo, mas o país já desponta como o segundo maior mercado da América Latina. Segundo dados do Sebrae, atualmente já são mais de 800 empreendimentos nacionais que abraçam um propósito social nos negócios.

As principais áreas de desenvolvimento são:

  • Saúde e nutrição comunitárias;
  • Educação, alfabetização e inclusão digital;
  • Moradia de baixo custo;
  • Reciclagem, indústrias limpas e energias alternativas;
  • Agricultura, floresta e uso de água;
  • Diversidade e multiculturalismo;
  • Oportunidades para deficientes;
  • Serviços em geral;
  • Apoio ao empreendedorismo e microcrédito;
  • Direitos humanos.

(Fonte: Sebrae)

Entre os exemplos de ações que podem ser realizadas em prol dessas causas estão a revitalização de comunidades, iniciativas de inclusão digital ou promoção de espaços e eventos culturais. Também se encaixam atendimentos populares realizados por médicos, advogados, dentistas etc.

Empreendedorismo social x empreendedorismo comum

O principal diferencial do empreendedorismo social em relação às iniciativas empreendedoras mais “clássicas”, isto é, simplesmente focadas em produtos ou serviços que geram lucro, é a sazonalidade. Enquanto empresas tradicionais podem até realizar ações sociais em datas comemorativas, como Natal ou Dia das Crianças, os negócios de impacto social investem em uma causa a todo momento. 

Diante do capital de investimentos ainda tímido no Brasil para o mercado, além do fato de que 35% dos negócios ainda não conseguem ter faturamento, em muitos casos essas iniciativas funcionam de forma híbrida. Isso ocorre, geralmente, através de parcerias entre empresas e projetos sem fins lucrativos ou órgãos governamentais.

Na Clin, por exemplo, nossos planos odontológicos não só dão cobertura ao cliente que contratou, como também ajudam crianças carentes de instituições parceiras. E isso acontece durante o ano todo, não só em datas especiais. À essa iniciativa, demos o nome de Por Um Sorriso.

Como funciona o Por Um Sorriso

O conceito é simples: a cada plano contratado, uma criança carente de até 10 anos passa a ser beneficiada com tratamentos odontológicos pra ela também. E, se desejar, o cliente pode optar por acompanhar os números do projeto, bem como conhecer um pouco mais sobre a criança. Tudo isso sem custo adicional.

Basta solicitar e a Clin te envia nome, idade e qual instituição a criança faz parte, além de dados sobre quantos pequenos já foram beneficiados pelo projeto. Além disso, dá pra acompanhar também como andam os atendimentos facilitados pelo Clin Móvel, nosso consultório sobre rodas que já atendeu mais de dois mil meninos e meninas. 

Entre os nossos parceiros estão o Movimento Pró-Criança, da Arquidiocese de Olinda e Recife; o Centro Educacional Popular Saber Viver, da Ilha de Deus, também no Recife, e a Orquestra Criança Cidadã.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.